Mídias Sociais

O conceito de mídias sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos.

As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longtail - antes esta atividade se restringia a grande grupos econômicos.

Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.

O poder das mídias sociais

Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais - vide os blogs, que nasceram apenas como diários virtuais e tiveram sua natureza diversificada com o tempo, a ponto de se tornarem, inclusive, instrumentos de efetiva geração de negócios, por exemplo.

Isto significa uma grande mudança na estrutura de poder social, pois a possibilidade de gerar conteúdos e influenciar pessoas e decisões, deixa de ser exclusividade dos grande grupos capitalizados, para se tornar comum a qualquer pessoa. Além disso, a redução do custo de publicação a quase zero possibilita a produção de conteúdos muito específicos também para pequenos públicos - que antes não justificavam a equação econômica.

Liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de uso das ferramentas para fazê-lo e a uma arquitetura participativa em redes, forma a base da receita para que as plataformas de mídias sociais possam ser classificadas como uma das mais influentes formas de mídia até hoje criada. Na versão interativa da web, é possível fazer muito mais com muito menos e isso é muito poderoso.

O uso corporativo das mídias sociais

Várias empresas no Brasil já descobriram que as mídias sociais são poderoso instrumento de relacionamento, comunicação, vendas e até atendimento aos seus consumidores. Casos não faltam para serem analisados, como o atendimento pelo Twitter que a Sky Brasil faz para os seus assinantes; a estratégia de relacionamento e divulgação utilizada pela Rede Globo; o aproveitamento de conteúdo de blogueiros pela Editora Abril.

Classificação

As mídias sociais podem ser classificadas em Interativas, Expressivas e Colaborativas.

Interativas

As mídias sociais interativas são aquelas nas quais os usuários interagem comentando os conteúdos que encontram nos sites sem produzir conteúdos novos.

Expressivas

As mídias sociais expressivas são aquelas que, quem escreve está expressando uma opinião ou explanando algum assunto como por exemplo os blogs, twitter, youtube e outros.

Comunicação

  • Blogs: Wordpress;
  • Microblogs: Pownce;
  • Redes sociais: Facebook, LinkedIn, MySpace, Google+;
  • Eventos: Upcoming, Lista Amiga.

Multimídia

  • Compartilhamento de fotos: Flickr, Zooomr, Fotolog, Picasa;
  • Compartilhamento de vídeo: Videolog,YouTube, Vimeo;
  • Livecasting ou transmissão ao vivo: Justin.tv, Twitcam;
  • Compartilhamento de música/áudio: imeem, Last.fm, Jamendo, Blaving.

Entretenimento

  • Mundos virtuais: Second Life
  • Jogos online: World of Warcraft
  • Compartilhamento de jogos: Miniclip.com

Colaborativas

Já as mídias sociais colaborativas são aquelas nas quais os usuários colaboram diretamente uns com os outros podendo acertar a produção de um novo conteúdo em conjunto.

  • Wikis: Wikipedia
  • Social bookmarking / Agregadores de sites: Del.icio.us and StumbleUpon
  • Social News ou crowdsourcing: Digg, Reddit, EuCurti, Rec6
  • Sites de opiniões: Epinions